Seja muito bem vindo(a)!

Caso não encontre resposta para a sua dúvida, por favor, conte sempre com nossa equipe TALENTO para um maior esclarecimento através da nossa Central de Atendimento.


INQUILINO


01. Como utilizar o aplicativo da TALENTO para ver informações sobre a locação?

RESPOSTA: Basta baixar o aplicativo OWLI para iOS ou Android Link e fazer login com o mesmo e-mail usado para o seu cadastro na locação com a TALENTO. A senha será criada na hora por você.


02. Preciso ir pessoalmente na imobiliária levar meus documentos?

RESPOSTA: Não necessariamente. Você pode optar em enviar por e-mail ou WhatsApp, através do arquivo PDF desde que estejam bem legíveis. Se preferir, peça para o corretor lhe enviar o cadastro Online.

03. Quanto tempo leva para a análise de cadastro?

RESPOSTA: No máximo 24h. Em alguns casos podem levar apenas 2 horas. Nossos atendentes vão sempre lhe explicar melhor quando estiverem em contato.


04. Se eu apresentar apenas 1 fiador, com um imóvel devidamente registrado, minha proposta será aceita?

RESPOSTA: Infelizmente não. Será necessário a apresentação de 1(um) fiador com Certidão atualizada de dois imóveis na capital da realização do contrato de locação, ou então, você poderá optar na contratação da “Prestação de Serviço pelo Sistema de Assistência Residencial”. Uma maneira fácil e rápida de aprovação do seu Crédito Locatício, sem a necessidade de Garantias e dispensa o Fiador. 


05. Quais as Garantias aceitas para a aprovação do Crédito Locatício?

RESPOSTA: A análise para a aprovação de crédito locatício pelo nosso departamento jurídico só serão aceitas através da apresentação de modalidade Fiador, previsto no artigo 37, II, da Lei 8.245/91. As demais garantias não serão aceitas.


06. Quanto tempo leva para eu receber as chaves do imóvel?

RESPOSTA: Após o envio do Cadastro de Locatários devidamente preenchido e a entrega de todos os documentos para a imobiliária, serão realizada pela TALENTO a análise de crédito. Uma vez aprovado o crédito locatício, na sequência, será emitido os contratos e vistoria do imóvel. Após assinatura de todas as partes em todos os documentos e a apresentação do protocolo de transferência da CIA de energia e água para o nome do novo Locatário, liberamos as chaves para a sua moradia com toda a segurança possível. Todo este processo até a efetiva entrega de chaves ocorre em até 3 úteis.


07. A cobrança do IPTU e CONDOMÍNIO vem no boleto do aluguel?

RESPOSTA: Sim, por regra geral a cobrança do IPTU e CONDOMÍNIO será por conta do LOCADOR e já incluso no aluguel, salvo acordo em contrário, com previsão contratual.


08. Depois de alugar eu posso fazer alterações no imóvel?

RESPOSTA: Algumas alterações simples, como pintura, podem ser realizadas, porém, o imóvel sempre deverá ser devolvido exatamente como foi recebido no início da locação. Entretanto, no que se refere a estrutura, só poderá ser alterado com autorização expressa do proprietário.


09. Como consigo acesso à Lei do Inquilinato?

RESPOSTA: Você consegue sempre online, pelo link: http://bit.ly/Lei_do_Inquilinato. Se tiver alguma dificuldade pode sempre solicitar pelo aplicativo OWLI.


10. Se houverem problemas estruturais no imóvel, o que devo fazer?

RESPOSTA: Comunique sempre a equipe TALENTO, pelo aplicativo OWLI para que possamos acionar a ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL, ou quando não for o caso, lhe conduzir para a melhor maneira de resolver o problema ocasionado.


11. Quero solicitar a saída do imóvel, como devo proceder?

RESPOSTA: O primeiro passo é solicitar através do e-mail: locacao@talentoimobiliaria.com.br, com trinta dias de antecedência à data que você pretende sair do imóvel. Neste momento você será orientado pela equipe TALENTO em como deverá proceder conforme determina o seu Contrato de Locação.


12. Como conseguir a 2ª Via do boleto?

RESPOSTA: Você pode sempre conseguir pelo aplicativo OWLI ou pela área do Locatário em nosso site. Se mesmo assim, ainda estiver com dificuldades, basta nos enviar um e-mail: locacao@talentoimobiliaria.com.br que estaremos prontos a lhe orientar passo a passo o respectivo procedimento.


13. Quando ocorre o reajuste no valor do aluguel?

RESPOSTA: O reajuste sempre ocorre a cada 12 meses, a contar da data de início do seu contrato. A correção aplicada pelo Índice Geral de Preços do Mercado – IGPM, acumulado dos últimos 12 meses em relação ao mês do reajuste. Caso o indexador acumulado (IGPM) seja negativo, o valor do aluguel permanecerá inalterado.


14. Preciso ir na imobiliária pagar o aluguel?

RESPOSTA: Não, o único meio de pagar o aluguel é através do boleto bancário, salvo, exceções que possam surgir por algum problema de sistema. Caso isto ocorra, a equipe TALENTO através de email direcionado no Cadastro de Locatário autorizará o novo procedimento, que sempre será através de depósito ou transferência Bancária diretamente na conta da ADMINISTRADORA, ou então, através do cartão de débito diretamente na sede da ADMINISTRADORA TALENTO.

ATENÇÃO: Não aceitamos em nenhuma hipótese o pagamento de aluguel em dinheiro.


15. Posso pagar o Aluguel para o Corretor de Imóveis cadastrado ou para algum funcionário da TALENTO?
 RESPOSTA: Não. A TALENTO em nenhuma hipótese autoriza os pagamentos dos alugueres serem efetuados para Corretores de Imóveis mesmo que cadastrados ou para qualquer outro funcionário do seu quadro administrativo, mesmo que seja efetuado dentro dos departamentos internos da empresa, sob pena de o Inquilino estar constituído em mora.


16. Como funciona a ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL?

RESPOSTA: A Prestação de Serviços de Assistência Residencial, não se refere a nenhum tipo de seguro, caução ou garantia em contrato de locação, não havendo valores a serem restituídos ao término do contrato de locação do imóvel.

A contratação desta modalidade pelo Inquilino através de empresa especializada, beneficia o LOCADOR e LOCATÁRIO durante todo o período locatício na conservação e manutenção do imóvel, dispensando por decisão exclusiva do LOCADOR, qualquer das garantias previstas na Lei do Inquilinato nº 8.245/91.


17. Sou obrigado na condição de Inquilino a contratar a ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL?

RESPOSTA: Não. A contratação de empresa especializada nesta modalidade será de responsabilidade e exclusiva opção do Inquilino. Caso haja interesse do Inquilino na Prestação de Serviço de ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL, todos os esclarecimentos quanto aos benefícios e as formalidades contratuais da respectiva modalidade serão apresentados no ato da contratação pela equipe TALENTO.


18. Posso mudar alguma cláusula do contrato?

RESPOSTA: O Contrato de Locação adotado pela TALENTO foi elaborado por equipe de renomados advogados atuantes na área do direito imobiliário e com base no que determina a Lei do Inquilinato. Desta forma, nosso contrato de Locação Residencial ou Não Residencial, proporciona a todas as partes envolvidas segurança jurídica e em hipótese alguma poderá ser modificado ou aterado.


19. O que preciso para ter meu crédito aprovado?

RESPOSTA: Você precisa de 3 pilares: comprovar capacidade financeira para assumir a locação, não ter histórico de inadimplências e ter todos os documentos pessoais regularizados. Importante: para ter condições de assumir a locação, você precisa ter pelo menos 3x o valor do aluguel como renda comprovada.


20. Quais documentos são aceitos para comprovação de renda através da ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL?

RESPOSTA: Cópia do RG, CPF, Comprovante de Renda e Residência de duas pessoas adultas.


PROPRIETÁRIO


1. Como utilizar o aplicativo da TALENTO para ver informações sobre a locação?

RESPOSTA: Basta baixar o aplicatico OWLI para iOS ou Android e fazer login com o mesmo e- mail usado para o seu cadastro na locação com a TALENTO. A senha será criada na hora, por você.


2. Como fazer para anunciar meu imóvel?

RESPOSTA: É muito Fácil. Basta você ir no Site TALENTO e clicar em “PROPRIETÁRIO CADASTRE SEU IMÓVEL AGORA MESMO” ou “ANUNCIE GRÁTIS”, prencha seu cadastro e pronto!. Você também pode optar em entrar em contato com um de nossos especialistas para uma avaliação do seu imóvel. Depois disso basta nos entregar os documentos necessários como: cópia da Certidão do Imóvel ou a Comprovação de Posse, Cópia do último condomínio, do IPTU e a autorização de locação modelo TALENTO.


3. Quanto a imobiliária cobra pra administrar meu imóvel?

RESPOSTA: Não cobramos nada até fechar a locação com o Inquilino. Dali pra frente cobramos 10% de taxa de administração mensal, descontados do aluguel, além dos 100% de locação no primeiro aluguel ou você pode optar pela modalidade ALUGUEL GARANTIDO, “Se o Inquilino não pagar nós pagamos pra você”, onde cobramos 15% de taxa de administração mensal, descontados do aluguel, além dos 100% de locação no primeiro aluguel.


4. Existe cobrança para divulgar o meu imóvel?

RESPOSTA: Não. Anunciamos seu imóvel GRÁTIS nos melhores portais de imóveis e realizamos campanhas nas redes sociais. Esse custo é integralmente da TALENTO.


5. Qual a garantia de recebimento do aluguel?

RESPOSTA: Trabalhamos com apenas 1 tipo de garantia na locação, sendo ela a modalidade de Fiadores.


6. Quais despesas do condomínio são do proprietário?

RESPOSTA: São as despesas extraordinárias, como é o caso do fundo de reserva e chamada de capital, por exemplo.


7. Em quanto tempo após o pagamento eu recebo o repasse do aluguel?

RESPOSTA: A TALENTO utiliza o pagamento do repasse via SPLIT, ou seja, quando o inquilino paga o aluguel, ele é creditado direto na sua conta, sem passar pela imobiliária. Esse procedimento leva de 2 a 5 dias úteis após o pagamento pelo Inquilino.


8. Quais documentos preciso para anunciar o meu imóvel?

RESPOSTA: Cópia do documento do seu imóvel, do último condomínio, IPTU e da autorização de locação modelo TALENTO.


9. O IPTU é uma despesa do inquilino ou do proprietário?

RESPOSTA: As despesas de condomínio e IPTU são acrescidas no valor do Aluguel mensal e pagas pelo Proprietário do Imóvel.


10. As visitas da imobiliária são acompanhadas?

RESPOSTA: Sim, todas as visitas são sempre acompanhadas por um profissional qualificado.


11. Quem faz a troca de titularidade das CIA de Energia e Água?

RESPOSTA: O inquilino tem a responsabilidade de sempre transferir a titularidade para o seu nome. Caso por algum motivo não consiga realizar a transferência, a responsabilidade será do Proprietário.


12. Quem paga a contratação do Seguro Incêndio?

RESPOSTA: Como determina a Lei do Inquilinato esta despesa é do Proprietário do Imóvel.


13. Como funciona o reajuste contratual do aluguel?

RESPOSTA: O reajuste acontece sempre anualmente, levando em consideração a variação positiva do IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado).


14. Posso mudar alguma cláusula do contrato?

RESPOSTA: O contrato da TALENTO é feito para dar toda segurança jurídica para todos os envolvidos, com assessoria jurídica própria, profissionais altamente qualificados e especialistas em Direito Imobiliário. Os contratos são elaborados com base na lei do inquilinato e por essa razão não podemos alterar.


15. Por que eu preciso ficar com o carnê do IPTU?

RESPOSTA: Porque se trata de um importante imposto que deve ser pago e é intransferível até que você venda o seu imóvel. Nesse caso, você tem a certeza que ele foi pago e tem a opção de pagar à vista, aproveitando o desconto. Mas não se preocupe, o valor é cobrado junto com o boleto do aluguel.


16. Quero vender meu imóvel mas ele está ocupado pelo inquilino. O que fazer?

RESPOSTA: Neste caso você obrigatoriamente precisa dar a preferência de compra para o inquilino através de uma carta. A TALENTO tem um modelo se você precisar. Mas fique tranquilo, você pode vender o seu imóvel quando bem entender.


17. Posso pedir o imóvel antes do término do contrato?

RESPOSTA: Não, o prazo da locação precisa ser seguido conforme acordo. Entretanto você pode vender quando quiser, sempre respeitando o direito de preferência do inquilino.


18. Se o inquilino sair antes do prazo do contrato, o que acontece? 

RESPOSTA: Ele deve pagar a multa contratual, entretanto, o inquilino fica isento da multa em casos que comprove a transferência de cidade por causa do seu trabalho.

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