1. Chegou o momento de desocupar o imóvel?

Entendemos que mudanças são momentos especiais na vida das pessoas, são momentos de busca, desejos e ansiedades, momentos de novos encontros e de sonhar com novas histórias.
A gente sabe que nesta hora podem surgir dúvidas, por isso queremos compartilhar com você algumas dicas importantes.
Lembre-se, estamos aqui para auxiliá-lo no que for preciso. Então, entre em contato com a gente, quantas vezes precisar!


2. O que fazer primeiro?

Antes de Tudo...

Verifique atentamente o seu contrato de locação, eventuais adendos e vistorias, para relembrar os compromissos assumidos e não esquecer de nenhum detalhe!!!


3. Aviso Prévio ou Multa Rescisória?

Nada de Surpresas!

Em seu Contrato de Locação estão registradas todas as orientações necessárias para essa questão.

Habitualmente, os contratos de locação reiteram o que diz as Leis 8.245/91, 12.112/09 e o Código Civil Brasileiro:

Se o contrato de locação ainda estiver em vigência, será devido então, o pagamento da multa compensatória prevista em contrato;

No entanto, se o prazo da locação já foi cumprido, a locação estará em prazo indeterminado, e nesse caso, é necessário registrar formalmente, com 30 (trinta) dias de antecedência mínima, sua intenção e o motivo em devolver o imóvel;


Mas atenção:

Eventualmente seu contrato pode prever situações diferenciadas e são elas que você deve observar a seguir.


4. Procedimentos Iniciais

No e-mail locacao@talentoimobliaria.com.br:


Já encaminhe uma cópia da sua conta de luz e, se houver, também as de gás e água, para facilitar seus procedimentos finais e adiantarmos as consultas.


Atualize as suas informações cadastrais e de seu fiador (endereços, telefones e e-mail’s)


Se você será representado por terceiros nesse processo, por favor, passe as informações do seu mandatário e encaminhe um dos documentos abaixo relacionados:

checkProcuração Pública Atualizada;

checkProcuração particular com sua assinatura reconhecida em cartório.

checkSolicite ao Departamento de Locação modelo.


5. O imóvel está em ordem?

Fique atento ao estado de conservação do imóvel!

Veja se tudo está em bom funcionamento, considerando sempre a vistoria inicial, abonos concedidos para benfeitorias e realize os reparos e consertos necessários, antes de efetuar a devolução das chaves.

A remoção de pertences, o descarte de lixo, a limpeza geral no imóvel, a verificação da calçada, a remoção de eventuais placas e luminosos (para os imóveis comerciais), são itens que devem ser observados.

Tudo precisa estar em ordem, para evitar que você pague aluguel com o imóvel já desocupado!


6. Quando é preciso pintar o imóvel?

Você precisa pintar o imóvel, utilizando o mesmo tipo de tinta e cores aplicadas na época! (Salvo outros ajustes formalizados entre as partes)


7. Agende a melhor data para desocupação

Estando o imóvel em ordem, você já poderá entrar em contato com o setor de “Locação de Imóveis” para agendar data e horário definitivos e concretizar o encerramento da sua locação.


8. Não esqueça de levar

Verifique quais documentos abaixo se encaixam à sua locação e entregue-os juntamente com as chaves, na data agendada:

checkImposto Predial, boletos originais de condomínios e declaração NADA CONSTA (emitido pela administradora do condomínio), referente a todo o período de locação.

Obs.: Se você pagou esses encargos em boleto, juntamente com os aluguéis, fique tranquilo pois todos esses comprovantes já estarão com a TALENTO.

checkÚltima conta de luz, gás e água, se eventualmente não foram enviadas no início do processo


9. Devolvendo as chaves

Na data e horário agendados, preferencialmente você ou seu fiador(es) deverá(ão) comparecer para efetivar o encerramento, ou ainda, algum representante munido de uma das procurações já mencionadas.

Todos os pertences do imóvel, tais como: chaves, controles remotos, cartões de garagem e de carrinho de supermercado, chave da caixa de correio, etc., entregues no início da locação, deverão ser devolvidos em bom estado de conservação e funcionamento.

A Vistoria Final será realizada para apuração de eventuais avarias ou danos.


10. Luz, água e gás

Após vistoria realizada e todos os itens do imóvel testados, você já deve solicitar o encerramento do abastecimento junto às Concessionárias.


11. Acerto final e avarias

Aluguel e encargos serão devidos até a data da efetiva Devolução das Chaves e serão cobrados através de boleto bancário.

Será de responsabilidade do locatário o pagamento do conserto de eventuais avarias apuradas, bem como o aluguel e encargos do período que for necessário para que tais reformas e/ou consertos sejam finalizados.


12. Resgate de Garantias

A liberação da garantia da locação, em especial, a Caução, será efetuada somente mediante quitação ou abatimento de todos os débitos de aluguéis, encargos e avarias.

Checklist da devolução do Imóvel

Confira abaixo o checklist completo para você devolver o imóvel com tranquilidade e segurança:

checkVerificar contrato de locação.

checkChecar se trata-se de aviso prévio ou multa rescisória.

checkEnviar para TALENTO se houver, contas de luz, gás e água.

checkDeixar o imóvel em ordem.

checkProvidenciar pintura.

checkAgendar data para desocupação.

checkEntrega de Documentos.

checkDevolução das Chaves.

checkSolicitar encerramento no abastecimento de Luz, Água e Gás.

checkResgate de Garantias.


Foi um prazer tê-lo(a) como nosso(a) cliente e obrigado por permitir que nossa empresa fizesse parte de um pedacinho da sua história!











Tire suas dúvidas